Sim, eles funcionam. Acredite! Segundo o professor Marcos Antonio Simplicio Jr, do departamento de engenharia da computação e sistemas digitais da USP (Universidade de São Paulo), que conversou com o pessoal do Tilt (UOL), e acrescentou: tanto na versão paga quanto gratuita.
Porém não quer dizer que qualquer software faça isso adequadamente e daí entra nossa velha sugestão de checar quem desenvolveu e seus termos de uso - antes de baixá-lo! Um programa com mais tempo de mercado tem menos chance de ser um malware. E procure pelos meios oficiais sempre, blogs com links indicando o local de download não costumam ser o ideal. Evite sites que tenham comparativos ou mesmo agreguem diversas ferramentas e nunca - nunca! - execute um escaneamento por um site que promete limpar o computador pelo navegador.
Sempre verifique quais as permissões de acesso o software solicita durante a instalação ou execução. Caso ele peça senha de administrador ou acessos especiais e fora do comum, desconfie. Limpadores padrão excluem arquivos temporários, arquivos de cache dos navegadores e thumbnails (cache de imagens), qualquer coisa fora disso pode prejudicar o funcionamento do sistema operacional.
E sempre tenha um antivirus instalado, preferencialmente pago. Mas se o software solicitar o desligamento do antivirus, suspeite! Aconselhamos não efetuar isso.
Quer dica dos mais conhecidos e confiáveis: CCleaner, Avast Cleanup e Avira Speedup.